ACIGRA

ACIGRA_Sem_Fundo_White

ACIGRA - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí

Siga as nossas redes sociais

ACIGRA_Sem_Fundo_White

Siga as nossas redes sociais

História da ACIGRA

ACIGRA, fazendo parte da história de Gravataí.

Inicialmente Associação Comercial e Rural, depois Comercial e Industrial e mais tarde de Serviços, a entidade ao longo dos anos congregou empresários potenciais de Gravataí. O surgimento se dá pelas mãos do empreendedor Pedro Dutra, presidente fundador, em 1928, como fruto do esforço e idealismo de líderes empresariais que sentiram a necessidade de preparar nas gerações futuras o espírito empreendedor. A sede atual é própria, uma das poucas edificações que manteve a essência de sua arquitetura, foi adquirida em 1951, pela iniciativa de um grupo de associados.

Em 1973 uma nova fase iniciou-se na história da entidade, quando passou à denominação de Associação Comercial e Industrial de Gravataí, criando-se, então a sigla ACIGRA, como é conhecida até hoje. No mesmo ano foi criado o primeiro departamento da Associação, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o banco de dados de clientes inadimplentes mais completo da América Latina. Ele oferece informações instantâneas, através do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é interligado ao Banco de dados do SCPC de todo o Brasil.

Alguns dos projetos que envolveram a entidade com todo o seu poder de liderança e mobilização ao longo dos anos, foram a criação do Distrito Industrial; a vinda do Corpo de Bombeiros, em 1984; a realização dos Seminários Ano 2000 e a implantação do Comitê Regional de Qualidade e Produtividade em Gravataí. Em 1996 a Associação agregou o segmento de Prestadores de Serviços, aumentando consideravelmente seu número de associados e a gama de serviços prestados.

Por ocasião dos 70 anos da ACIGRA, foi organizado o Liquida Gravataí e a Mostra Industrial. Em 2000, a ACIGRA ficou conhecida nacionalmente com a ExpoGravataí 2000, quando uma Comissão visitou o Presidente da República convidando para o evento. Por sete anos a entidade foi uma das organizadoras da Campanha Sua Nota Vale uma Nota, que visa incentivar o comércio local e gerar impostos e empregos oportunizando ao poder público realizar maiores investimentos no município. Promoveu também campanhas de incentivo às compras no Natal com sorteio de prêmios.

A ACIGRA trabalhou incansavelmente para a realização da Revitalização dos Centros Comerciais da cidade, promove desde 2007 o prêmio Marcas & Líderes, juntamente com a Ulbra Gravataí, que reconhece e premia as marcas mais lembradas pelos consumidores de Gravataí, em 2008, reativou o PGQP na cidade e as reuniões-almoço, agora intituladas “Almoçando com Acigra”. Comemorou com uma semana de eventos, os 80 anos de fundação da entidade e o ano de 2008 também fica marcado como ano em que a entidade obteve a certificação ISO 9001:2000, sendo então a única entidade em seu segmento certificada no RS, empregando padronização e qualidade ao serviço prestado aos seus associados. A partir desse ano, com a fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Gravataí – CDL Gravataí, a união de esforços de duas importantes entidades resultou em ações ainda mais efetivas e voltadas aos interesses das empresas locais.

Associar a marca de sua empresa à de uma entidade tradicional e com grande aceitação no meio empresarial, é sinônimo de atenção à comunidade de Gravataí e possibilidade de bons negócios, em uma das economias que mais cresce no Estado do Rio Grande do Sul. Ao completar nove décadas de atividade, a ACIGRA destaca-se por oferecer a seus associados soluções inteligentes, capacitação e pela organização dos maiores eventos empresariais realizados em Gravataí.

Galeria de ex-presidentes

Régis Albino Marques Gomes

2015-2019

Foi o responsável pela assinatura da parceria com as Lojas Paludo para construção da nova sede da entidade, em um edifício moderno no mesmo local do terreno comprado pelos empresários fundadores da ACIGRA.

José Luis Silveira

2011-2014

Promoveu uma intensa campanha para ampliação do número de associados da entidade, fortaleceu o Cartão Desconto através de novos convênios de benefícios além de ampliar os eventos empresariais.

Cândido Leri Ribeiro de Assis

2009-2010

Reativou o PGQP em parceria com a entidade, ampliou o convênio com a JUCERGS viabilizando a instalação de Escritório Regional da Junta Comercial.

Leandro Schäfer

2005-2008

Promoveu uma reformulação na imagem da entidade, lançou Campanhas como Loucuras de Inverno e Natal Gaúcho, criou em parceria com o Sindilojas e Revista O Empreendedor. Foi responsável pela Certificação ISO 9001:2000 e pela criação, em parceria com a Ulbra da premiação Marcas & Líderes.

Sérgio Largura

2003-2004

Assumiu a presidência no momento em que Décio Becker deixa a função para atuar como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Décio Vicente Becker

2001-2002

Promoveu o 1º Seminário da Qualidade, junto ao PGQP, firmou convênio com o Sebrae trazendo para a cidade o Projeto Empreender. Lançou em conjunto com a Prefeitura a Campanha Sua Nota Vale Uma Nota para estimular o comércio local.

Flávio Sabbadini

1999-2000

Organizou o grande evento Expo Gravataí 2000 e estabeleceu o convênio da entidade com a ONG Parceiros Voluntários.

Albrecht Schott

1997-1998

Organizou o 1º Liquida Gravataí e a 1ª Mostra Cultural participando ativamente das tratativas da vinda da GM para a cidade.

Sérgio Largura

1995-1996

Agregou efetivamente o setor dos prestadores de serviços à ACIGRA, instituiu na entidade o PGQP.

César Romano Ventura

1993-1994

Ampliou o número de sócios para cerca de 250 empresas foi entusiasta da construção da sede do SESI em Gravataí.

Victor Hugo Hübler

1991-1992

Informatizou o SCPC atualizando os serviços e em sua gestão a entidade chega a marca de 70 associados.

Ernani Antônio Piccoli

1987-1990

Criou o Departamento de Jovens Empresários e promoveu Seminários que projetaram soluções para o futuro da cidade.

Rubi Walmor Möller

1985-1986

Concluiu as obras da ampliação da sede da ACIGRA e estabeleceu convênio com o CIEE.

Castilho Ignácio Barcelos Netto

1984

Assumiu devido ao falecimento de Antônio Barros trabalhou pela ampliação do SCPC.

Antônio Valdomiro de Oliveira Barros

1979-1983

Em sua gestão o SCPC de Gravataí foi reconhecido pela CNDL e integrado à rede nacional de dados e também reativado o Sindilojas que funcionou na sede da ACIGRA até 1987.

José Costa de Medeiros

1977-1978

Deu início à realização de reuniões, jantares e almoços promovidos pela entidade buscando assim novos associados.

Guglielmo Cesaro Ventura

1973-1976

Elevou para 49 o número de associados da entidade e implantou em Gravataí o SCPC.

Lídio da Silveira Peixoto

1970-1972

Eleito presidente e Prefeito durante o mesmo período, desenvolveu uma boa relação com os produtores rurais.

Artêmio Camargo

1963-1969

Novamente na presidência ampliou as instalações do prédio da ACIGRA.

Carlos Wilkens

1956-1962

Vereador por 13 anos, mantinha relação com os trabalhadores rurais preparando gratuitamente todo o tipo de documentos para os colonos.

Artêmio Camargo

1952-1955

Foi o primeiro promotor público de Gravataí

Antônio Pereira da Luz

1948-1951

Um dos fundadores do Lions Club Gravataí, iniciou efetivamente a construção da sede da ACIGRA.

Ari Fraga de Sá

1946-1947

Dedicado à aviação civil, fundou o aeroclube do RS.

Octávio Monteiro Schemes

1940-1945

Trabalhou para trazer para as proximidades de Gravataí a estrada que ligaria a cidade à Taquara.

Anápio Gomes

1938-1939

Iniciou as tratativas para construção da primeira sede da entidade, emprestando dinheiro sem juros ou prazo para a obra.

Mário Sarmento

1936-1937

Após presidir a entidade assumiu como sub-prefeito do município.

Pedro Dutra

1931-1935

O presidente fundador volta a comandar a entidade que agregava aos poucos os empresários da cidade. Foi o responsável pela compra do terreno que sedia a entidade até os dias de hoje.

Anápio Gomes

1930

Segundo presidente eleito unificou as Associações Comercial e Rural de Gravataí.

Pedro Dutra

1928-1929

Em 26 de agosto de 1928 foi fundada a Associação Comercial de Gravataí que depois anexou os setores da Indústria e Serviços.

Iniciar a conversa
1
Posso ajudar?
Olá!

Se quiser fazer contato, estamos aqui ;)