Inicialmente Associação Comercial e Rural, depois Comercial e Industrial e mais tarde de Serviços, a entidade ao longo dos anos congregou empresários potenciais de Gravataí. O surgimento se dá pelas mãos do empreendedor Pedro Dutra, presidente fundador, em 1928, como fruto do esforço e idealismo de líderes empresariais que sentiram a necessidade de preparar nas gerações futuras o espírito empreendedor. A sede atual é própria, uma das poucas edificações que manteve a essência de sua arquitetura, foi adquirida em 1951, pela iniciativa de um grupo de associados.
Em 1973 uma nova fase iniciou-se na história da entidade, quando passou à denominação de Associação Comercial e Industrial de Gravataí, criando-se, então a sigla ACIGRA, como é conhecida até hoje. No mesmo ano foi criado o primeiro departamento da Associação, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o banco de dados de clientes inadimplentes mais completo da América Latina. Ele oferece informações instantâneas, através do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é interligado ao Banco de dados do SCPC de todo o Brasil.
Alguns dos projetos que envolveram a entidade com todo o seu poder de liderança e mobilização ao longo dos anos, foram a criação do Distrito Industrial; a vinda do Corpo de Bombeiros, em 1984; a realização dos Seminários Ano 2000 e a implantação do Comitê Regional de Qualidade e Produtividade em Gravataí. Em 1996 a Associação agregou o segmento de Prestadores de Serviços, aumentando consideravelmente seu número de associados e a gama de serviços prestados.
Por ocasião dos 70 anos da ACIGRA, foi organizado o Liquida Gravataí e a Mostra Industrial. Em 2000, a ACIGRA ficou conhecida nacionalmente com a ExpoGravataí 2000, quando uma Comissão visitou o Presidente da República convidando para o evento. Por sete anos a entidade foi uma das organizadoras da Campanha Sua Nota Vale uma Nota, que visa incentivar o comércio local e gerar impostos e empregos oportunizando ao poder público realizar maiores investimentos no município. Promoveu também campanhas de incentivo às compras no Natal com sorteio de prêmios.
A ACIGRA trabalhou incansavelmente para a realização da Revitalização dos Centros Comerciais da cidade, promove desde 2007 o prêmio Marcas & Líderes, juntamente com a Ulbra Gravataí, que reconhece e premia as marcas mais lembradas pelos consumidores de Gravataí, em 2008, reativou o PGQP na cidade e as reuniões-almoço, agora intituladas “Almoçando com Acigra”. Comemorou com uma semana de eventos, os 80 anos de fundação da entidade e o ano de 2008 também fica marcado como ano em que a entidade obteve a certificação ISO 9001:2000, sendo então a única entidade em seu segmento certificada no RS, empregando padronização e qualidade ao serviço prestado aos seus associados. A partir desse ano, com a fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Gravataí – CDL Gravataí, a união de esforços de duas importantes entidades resultou em ações ainda mais efetivas e voltadas aos interesses das empresas locais.
Associar a marca de sua empresa à de uma entidade tradicional e com grande aceitação no meio empresarial, é sinônimo de atenção à comunidade de Gravataí e possibilidade de bons negócios, em uma das economias que mais cresce no Estado do Rio Grande do Sul. Ao completar nove décadas de atividade, a ACIGRA destaca-se por oferecer a seus associados soluções inteligentes, capacitação e pela organização dos maiores eventos empresariais realizados em Gravataí.
Foi a responsável pela entrega e inauguração da nova sede da entidade, em um edifício de 1.500m², moderno no mesmo local do terreno comprado pelos empresários fundadores da ACIGRA.
Foi o responsável pela assinatura da parceria com as Lojas Paludo para construção da nova sede da entidade, em um edifício moderno no mesmo local do terreno comprado pelos empresários fundadores da ACIGRA.
Promoveu uma intensa campanha para ampliação do número de associados da entidade, fortaleceu o Cartão Desconto através de novos convênios de benefícios além de ampliar os eventos empresariais.
Reativou o PGQP em parceria com a entidade, ampliou o convênio com a JUCERGS viabilizando a instalação de Escritório Regional da Junta Comercial.
Promoveu uma reformulação na imagem da entidade, lançou Campanhas como Loucuras de Inverno e Natal Gaúcho, criou em parceria com o Sindilojas e Revista O Empreendedor. Foi responsável pela Certificação ISO 9001:2000 e pela criação, em parceria com a Ulbra da premiação Marcas & Líderes.
Assumiu a presidência no momento em que Décio Becker deixa a função para atuar como Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Promoveu o 1º Seminário da Qualidade, junto ao PGQP, firmou convênio com o Sebrae trazendo para a cidade o Projeto Empreender. Lançou em conjunto com a Prefeitura a Campanha Sua Nota Vale Uma Nota para estimular o comércio local.
Organizou o grande evento Expo Gravataí 2000 e estabeleceu o convênio da entidade com a ONG Parceiros Voluntários.
Organizou o 1º Liquida Gravataí e a 1ª Mostra Cultural participando ativamente das tratativas da vinda da GM para a cidade.
Agregou efetivamente o setor dos prestadores de serviços à ACIGRA, instituiu na entidade o PGQP.
Ampliou o número de sócios para cerca de 250 empresas foi entusiasta da construção da sede do SESI em Gravataí.
Informatizou o SCPC atualizando os serviços e em sua gestão a entidade chega a marca de 70 associados.
Criou o Departamento de Jovens Empresários e promoveu Seminários que projetaram soluções para o futuro da cidade.
Concluiu as obras da ampliação da sede da ACIGRA e estabeleceu convênio com o CIEE.
Assumiu devido ao falecimento de Antônio Barros trabalhou pela ampliação do SCPC.
Em sua gestão o SCPC de Gravataí foi reconhecido pela CNDL e integrado à rede nacional de dados e também reativado o Sindilojas que funcionou na sede da ACIGRA até 1987.
Deu início à realização de reuniões, jantares e almoços promovidos pela entidade buscando assim novos associados.
Elevou para 49 o número de associados da entidade e implantou em Gravataí o SCPC.
Eleito presidente e Prefeito durante o mesmo período, desenvolveu uma boa relação com os produtores rurais.
Novamente na presidência ampliou as instalações do prédio da ACIGRA.
Vereador por 13 anos, mantinha relação com os trabalhadores rurais preparando gratuitamente todo o tipo de documentos para os colonos.
Foi o primeiro promotor público de Gravataí.
Um dos fundadores do Lions Club Gravataí, iniciou efetivamente a construção da sede da ACIGRA.
Dedicado à aviação civil, fundou o aeroclube do RS.
Trabalhou para trazer para as proximidades de Gravataí a estrada que ligaria a cidade à Taquara.
Iniciou as tratativas para construção da primeira sede da entidade, emprestando dinheiro sem juros ou prazo para a obra.
Após presidir a entidade assumiu como sub-prefeito do município.
O presidente fundador volta a comandar a entidade que agregava aos poucos os empresários da cidade. Foi o responsável pela compra do terreno que sedia a entidade até os dias de hoje.
Segundo presidente eleito unificou as Associações Comercial e Rural de Gravataí.
Em 26 de agosto de 1928 foi fundada a Associação Comercial de Gravataí que depois anexou os setores da Indústria e Serviços.